"Muito
bom dia, Tyrone Amaral
Se
tem uma coisa que você que me acompanha há algum tempo já sabe (e se não sabe,
vai saber agora) é que eu abomino a cagação de regra sobre mercado digital.
Coisas do tipo:
“Não dá pra vender sem conteúdo.”
“Só
dá pra fazer um lançamento viável se houver uma lista de leads quentes.”
“É impossível faturar no digital sem tráfego pago.”
…e outras aberrações que geralmente são ditas por alguém que nunca teve a
coragem de ousar conquistar alguma coisa na vida além de ficar sentado no sofá.
Mas respeitando o lugar de insignificância dos cagadores de regra, é bom que
você saiba que o digital tem suas leis naturais e você não é 100% livre para
fazer o que quiser e da forma que quiser por aqui.
Uma delas (talvez a mais importante) é que todo negócio digital, ainda que ele
se resuma a uma só pessoa prestando serviços, deve ter um modelo de negócio
definido.
Isso foi algo que descobri em 7 anos de bagagem nesse mercado reparando que em
todas as vezes que progredi ou travei foi exatamente porque cumpri ou deixei de
cumprir um dos 4 pilares básicos que formam um modelo de negócio.
Ou seja, toda empresa do digital:
- Conhece seus números e suas alavancas de crescimento
Sabendo exatamente onde pode investir menos verba e trabalho para gerar mais
resultado.
- Conhece as dores de sua audiência e entrega soluções adequadas
Claro, conhecendo primeiro a audiência e manifestando o desejo genuíno de
ajudar seres humanos antes de lucrar com isso.
- Conhece e executa diversas estratégias de vendas
Não só lançamento.
Não
só perpétuo.
Não
só meteórico.
Um negócio com visão de sustentabilidade a longo prazo precisa saber extrair o
melhor de um leque variado de estratégia de vendas para não ficar refém de
nenhuma delas.
- Se preocupa com as pessoas
Esse é o princípio base no qual começa e termina qualquer negócio.
Se você usa pessoas, passando por cima delas seja para vender um produto de
forma desonesta ou para tratá-las como peças descartáveis na sua equipe, seu
negócio é tudo menos um negócio.
“Há, Luiz, mas eu conheço vários empresários milionários do digital que
não fazem nada desses 4 pontos. Por que eu faria?”
Primeiro porque esses caras não têm empresas. Eles têm máquinas de vender e
máquinas não foram feitas para durar.
Em
segundo lugar, se eles cospem no prato que comem, iludindo colaboradores,
enganando o público e confiando a sustentabilidade financeira do negócio em
estratégias lucrativas de custo prazo, não quer dizer que você vai fazer o
mesmo, certo?
Não é questão de cumprir regrinhas, Tyrone Amaral.
É
uma lei natural do ambiente digital. Ou você se enquadra nessas 4 condições ou
você não tem um modelo de negócio capaz de sobreviver e lucrar por aqui.
E se por acaso você ainda não sabe ao certo se tem ou não um negócio, se cumpre
ou não esses critérios, sugiro que assista a aula que subi no YouTube onde
soltei o verbo ao vivo sobre os 5 pilares que me ajudaram a construir um
negócio multi milionário antes dos 30 anos.
Lá
eu abri o jogo sobre como você pode emitir um diagnóstico preciso da atual fase
do seu negócio (ainda que você seja um prestador de serviços) e traçar um plano
claro de crescimento, como eu fiz diversas vezes nesses 7 anos.
É só clicar no botão abaixo para ir direto pra aula".
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